domingo, 14 de dezembro de 2008

Cena IV - Shekespeare Cia.



Depois de alguns meses sem publicar nada (sem tempo agenda lotada) volto agora e prometo atualizar no mínimo toda semana!!!
Voltando então estou postando e ao mesmo tempo divulgando essa grande companhia que é a Cena IV, e que faço parte inclusive a foto do meu perfil é de minha apresentação na peça A Megera Domada de Shekespeare a que eu faço os efeitos sonoros tudo ao vivo!! Mas então uma breve história retirada do site da Cena:

O Grupo de Teatro Cena IV foi fundado por Ronaldo Marín em 1975 e fez sua estréia com o texto de Clóvis Vieira "Ontem, Hoje e Primavera". Em 1977, o grupo elege como madrinha a teatróloga e ganhadora dos mais importantes prêmios do teatro brasileiro como o Molière, Leilah Assunção. Dessa primeira formação do grupo, a grande maioria se profissionalizou, atuando até hoje nos diversos ramos das artes cênicas, como teatro, dança, televisão e das artes plásticas, cenografia, arquitetura, etc.
Com o passar do tempo, mais jovens foram sendo atraídos pelas propostas do grupo e muitos outros talentos puderam se manifestar no seio do grupo que aos poucos crescia em rigor e exigência técnica, fazendo apresentações memoráveis e de grande importância para a história da cultura em nossa região. em 1977, o Cena IV destacava-se no Prêmio Governador do Estado no XV Festival do Teatro Amador. Nessa época o grupo chegou a possuir seu próprio equipamento cênico, com mesa de som, mesa de iluminação e refletores, apresentando-se com freqüência pela região.
Por essa mesma época, o grupo teve participações importantes em produções cinematográficas, como no curta-metragem "Gente Boa" que, dirigido por Clóvis Vieira com argumento de Zeza Freitas, roteiro de Walter Castelli Jr. e trilha sonora de Luiz Pistelli, ganha um prêmio internacional no festival de Curtas de Bilbao e é exibido com destaque durante a grande greve dos metalúrgicos do ABC, em 1980, e por ocasião da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). O núcleo central do elenco de "Gente Boa" contava com os atores do Cena IV - Suia Legaspe, Zeza Freitas e José Otaviano (o saudoso Zezito), substituindo Ronaldo Marín, que pouco antes do início das filmagens, havia embarcado em um navio para a Europa. Atualmente, o grupo Cena IV, completarndo 30 anos e de existência encontra-se renovado na sua quinta geração de atores e mais atuante do que nunca. Um aspecto interessante, dessa nova formação do grupo é que entre os integrantes encontram-se os filhos da primeira geração fundadora do grupo em 1975. Um ótimo trabalho que merece ser divulgado.

Quem quiser saber mais visite o site do Cena IV:

www.cenaiv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário